Sabotadores da Felicidade, você os reconhece em você?


Sua mente é sua melhor amiga. 
Mas também é sua pior inimiga, envolvida em sabotar a si própria.

A sabotagem a você mesmo é causada pelos “Sabotadores” na sua mente. Esses Sabotadores são seus inimigos internos. São um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais, cada um com sua própria voz, crença e suposições que trabalham contra o que é melhor para você.

O opositor dos Sabotadores é o Sábio. Seu Sábio tem acesso à sua sabedoria, discernimentos mais profundos e frequentemente a poderes mentais inexplorados. 


Quando sua mente age como sua melhor amiga,
 é porque o Sábio assumiu o controle. 

Os Sabotadores e o Sábio são alimentados por regiões diferentes do cérebro e podem ser enfraquecidos ou fortalecidos, dependendo de que região é ativada.

De onde vêm os Sabotadores?


Os Sabotadores são um fenômeno universal. A questão não é se você os tem, mas quais tem e o quão fortes são. Eles começam como guardiões que nos ajudam a vencer ameaças reais e imaginárias à nossa sobrevivência física e emocional quando crianças. 

Quando chegamos à idade adulta, esses Sabotadores não são mais necessários, mas se tornaram habitantes invisíveis da nossa mente. Eles formam as lentes pelas quais vemos e reagimos ao mundo, sem saber que estamos usando lentes.;

A formação dos Sabotadores começa a fazer sentido depois que você percebe que o objetivo principal dos primeiros 15 a vinte anos de vida é sobreviver tempo o bastante para passar seus genes adiante. 
Por exemplo, o Sabotador Crítico representa uma tendência em reparar e exagerar o que é negativo. Essa tendência tem o propósito evolucionário claro de levar nossos ancestrais a sobreviver aos perigos da floresta. Quando as folhas de uma árvore começam a tremer, os humanos que supunham o pior e corriam eram os que sobreviviam e passavam os genes adiante. Os que esperavam para entender claramente antes de agir acabavam sendo devorados pelo tigre.


Para a criança humana, a sobrevivência tem um componente que vai além da sobrevivência física. Também precisamos sobreviver emocionalmente. O cérebro humano está preparado para prestar atenção ao meio ambiente nos nossos primeiros anos e se ajustar a ele, para que possamos suportar o peso emocional que encontramos e conseguir chegar à idade adulta e reprodutiva.
Mesmo se você não teve uma infância difícil, a vida ainda assim apresentou muitos desafios para os quais os seus Sabotadores foram inicialmente desenvolvidos.

Você pode ter tido pais amorosos, mas ainda havia o medo de sua mãe ficar doente e você não saber se ela voltaria do hospital. Ou talvez você tenha tido um irmão que seus pais pareciam preferir. E, é claro, havia crianças na escola que eram mais altas, mais inteligentes, mais rápidas ou mais engraçadas do que você, e as que pareciam não gostar de você. 
Houve algum momento em que você fracassou publicamente, foi rejeitado ou traído.
Houve um momento em que se sentiu apavorado com a ideia de morte, da fome ou de um dos incontáveis perigos deste mundo caótico. 
Houve um momento em que prometeu a si mesmo (e que provavelmente não lembra conscientemente) que se protegeria melhor para que as coisas ruins não acontecessem a você com tanta frequência.


 Seus Sabotadores eram os amigos que ajudavam a manter a promessa.


No total, existem dez Sabotadores.  O Crítico é o principal Sabotador, o que afeta todos nós em algum nível. O Crítico sempre se junta a pelo menos um ou dois Sabotadores “cúmplices” para executar sua sabotagem. 

Pode ser que um Sabotador seja o dominante na sua vida pessoal e particular e outro seja mais dominante nos ambientes profissional ou público.  Se for esse o caso, você pode se concentrar em enfraquecer cada Sabotador no ambiente em que ele tem mais probabilidade de aparecer.

 INSISTENTE

Descrição Perfeccionismo e necessidade de ordem e organização levadas longe demais

 PRESTATIVO

Descrição Tentativa indireta de conseguir aceitação e afeição por meio de ajuda, agrado, resgate ou elogio a outros. Perde as próprias necessidades de vista e se torna ressentido como resultado

 HIPER-REALIZADOR

Descrição Dependente de desempenho e realizações constantes para respeito próprio e autovalidação. Altamente concentrado em sucesso externo, o que leva a tendências workaholic insustentáveis e perda de contato com necessidades emocionais e de relacionamento mais profundas.

 VÍTIMA
Descrição Emocional e temperamental para conquistar atenção e afeição. Foco extremo em sentimentos internos, principalmente os dolorosos. Tendência para mártir.


 HIPER-RACIONAL
Descrição Foco intenso e exclusivo no processamento racional de tudo, incluindo relacionamentos. Pode ser percebido como frio, distante e intelectualmente arrogante. 

 HIPERVIGILANTE
Descrição Ansiedade contínua e intensa quanto a todos os perigos da vida e grande foco no que pode dar errado. Vigilância que nunca pode descansar.

 INQUIETO
Descrição Inquieto; em constante busca de maior excitação na próxima atividade ou se ocupando constantemente. Raramente fica em paz ou satisfeito com a atividade do momento. 

 CONTROLADOR
Descrição Necessidade baseada em ansiedade de assumir a responsabilidade e controlar situações, forçando as ações das pessoas à sua própria vontade. Resulta em alta ansiedade e impaciência quando não é possível

 ESQUIVO
Descrição Foco no positivo e no agradável de uma forma extrema. Fuga de tarefas e conflitos difíceis e desagradáveis

 CRÍTICO
Descrição Acha defeitos em si mesmo, nos outros e nas circunstâncias. Provoca a maior parte da nossa decepção, raiva, arrependimento, culpa, vergonha e ansiedade. Ativa Sabotadores cúmplices

O Crítico é o principal Sabotador, o que afeta todo mundo. 

Ele nos leva a encontrar defeitos em nós mesmos, nos outros e em nossas condições e circunstâncias. 
Gera a maior parte da nossa ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha e culpa.

A mentira dele para se justificar é a de que, sem ele, nós nos transformaríamos em seres preguiçosos e sem ambição que não iriam muito longe.
Assim, a voz dele costuma ser confundida com a voz durona da razão em vez de o Sabotador destrutivo que realmente é.

O motivo de o Crítico ser o Sabotador universal é por a tendência em reparar e agir por causa do negativo representar uma vantagem evolucionária significativa para a sobrevivência dos nossos ancestrais. 

Nosso Sabotador Crítico é nosso inimigo particular número um. 
Ele causa impacto em nosso bem-estar, sucesso e felicidade bem mais do que qualquer inimigo público conseguiria.

O Crítico consegue sua incrível sabotagem destrutiva nos fazendo sentir negativos e infelizes, por meio de constante indicação de defeitos: 
1. em nós mesmos; 
2. nos outros; e 
3. nas nossas circunstâncias. 

E ai, qual o seu sabotador?

Identificar seus sabotadores, é o primeiro passo, para começar a  fortalecer seu sábio! 

Fonte: Inteligência Positiva