Ecologia


É preocupar-se com o sistema geral!
Você pratica na sua vida,
PROFISSIONAL e PESSOAL??? Saiba mais...

Você a verifica quando considera como a mudança que está fazendo se encaixa no sistema mais amplo?
Você checa se o que parece ser uma boa mudança em uma parte do sistema não vai causar problemas em outras áreas?
Muitas mudanças pessoais e organizacionais fracassam porque o limite do sistema é estabelecido de forma demasiadamente estreita, e os “efeitos colaterais” acabam sendo grandes dores de cabeça.
Uma verificação de ecologia é como notar se um medicamento causa efeitos colaterais nocivos mesmo que cure a doença.
Como parte de uma técnica de PNL, verificar ecologia assegura que a PNL não se tornará manipulativa, que as suas ações não levarão a ganho para você e perda para outrem
Você também checa se a mudança feita por outra pessoa se harmoniza com o restante de sua vida e de seus relacionamentos. Ao verificar a ecologia, você se assegura de não manipular a si mesmo, se forçando a adotar algum curso de ação do qual se arrependerá mais tarde ou que prejudique seriamente outra pessoa.

Todas essas ações têm conseqüências além do seu contexto específico.
Nossas vidas são complexas, e uma mudança causará marolas como uma pedra lançada em um lago sereno. Algumas mudanças causam marolas mais fortes que outras. Algumas marolas acalmarão; outras poderão agitar a superfície muito mais além do que você esperava. Umas poucas poderão se transformar em ressacas.

Ecologia Interna
Verificar a ecologia interna é checar junto a seus próprios sentimentos se seguir um curso de ação será sábio. A ecologia de seu corpo físico é refletida em sua saúde física. Sua ecologia mental é refletida pelos seus sentimentos de congruência ou incongruência.

Incongruência é a sensação de que a mudança tem conseqüências incertas (você precisa, então, de mais informações), ou negativas (você então precisa pensar novamente). A incongruência não é ruim, mas você precisa estar consciente dela e explorar por que a sente.

Para verificar a ecologia interna, as perguntas que precisa fazer são:

Quais as conseqüências da minha ação?
O que perderei se fizer a mudança?

O que terei que fazer a mais?
Vale a pena?
O que ganharei se fizer essa mudança?

Qual o preço de fazer essa mudança?
Quais os aspectos bons do estado atual?
Como posso manter esses aspectos bons ao fazer a mudança que desejo?

Ouça, sinta e dê atenção cuidadosa a suas respostas.

Uma reação incongruente típica será uma sensação desagradável, geralmente no estômago. Uma incongruência visual é freqüentemente uma sensação de que as peças do quebra-cabeças não fazem sentido. A frase incongruente clássica é “Sim, mas...”.

Por vezes, ao verificar a ecologia, as conseqüências desagradáveis podem ser muito claras, e você poderá ter uma intuição de que nem tudo vai bem sem saber dizer exatamente o por quê. Essa intuição é uma indicação inconsciente de que a mudança não é inteiramente ecológica. Sempre preste atenção em suas intuições e em seus sentimentos de incongruência.
Ecologia Externa
A ecologia interna se confunde com a externa porque somos todos parte de um sistema maior de relacionamentos. Ecologia interna e externa são duas perspectivas diferentes ao mesmo sistema. Verificar a ecologia externa quer dizer examinar como seu resultado afetará outras pessoas significativas em sua vida.

Dê um salto de imaginação e seja uma delas (imagine em sua mente como se você realmente fosse a(s) pessoa(s)). Pergunte:

Como sua mudança as afetará?
Vai contra algum de seus valores?
Isso importa?
Como reagirão?


Verificações de ecologia são partes do pensamento sistêmico. 

A otimização de uma parte do sistema invariavelmente leva ao sistema inteiro funcionar de forma menos producente do que anteriormente. 

Na vida pessoal, por exemplo, suponha que decida perder peso e melhorar a forma física em um momento de loucura na noite de Ano Novo em Nova York. Resolve jogar squash e vai à academia três vezes por semana, pensando que quanto mais fizer melhor será. Como seu corpo não está acostumado ao esforço, distende um músculo e fica cansado e letárgico. Assim, não pode se exercitar, fica deprimido, faz ainda menos e pode acabar com uma vida menos ativa e ainda mais pesado do que no fim do ano, e com uma fatura de fisioterapia e, além disso, a mensalidade da academia que quase não usou.


A ecologia é importante em organizações também. Um grande esforço de vendas pode resultar em um salto de vendas que exerça pressão sobre os fabricantes para atenderem a demanda. Se forem incapazes de entregar, isso levará a mais clientes insatisfeitos, uma elevação de queixas de clientes e uma subseqüente perda de negócios.
Por: Joseph O´Connor