Crenças Limitantes, visão PNL



 Você conhece as 
Crenças que limitam  sua vida?
Você realmente acredita que 
não pode, não consegue, fazer algo?
Você sabe onde que estar no futuro? 
Qual o seu desejo?
Onde você está agora nesse momento? 
Você deseja MUDAR? 
Deseja adquirir ferramentas para auxiliar o seu processo de mudança?


Saiba o que diz a PNL, sobre Crenças Limitantes

As mudanças em nossas crenças ocorrem com motivação; formamos nossa identidade a partir das crenças e valores que orientam nossa vida. Estamos sempre em busca de mais escolhas, e a partir das modificações que ocorrem em nossas crenças, obtemos mais opções para orientar nosso comportamento frente às diversas situações.
Mesmo com todos os ganhos que podemos obter com nossas crenças limitantes modificadas, observa-se que determinadas pessoas não mudam – são as crenças limitantes negando o desejo de obter a mudança. 
O sistema de crenças é muito importante ao indivíduo; se ele acredita que pode fazer, que realmente é capaz de fazer, ele faz, e se acredita que não pode, é enviada uma mensagem ao seu inconsciente formando a crença limitante que o impede de fazer e de desenvolver determinada habilidade.




Eu consigo, porque acredito que consigo!

 É preciso tratar essa crença limitadora que impede a pessoa de realizar algo. 


SUBA A ESCADA...
1º passo:
Identificar o estado desejado
Precisamos deixar bem claro como queremos estar e, principalmente, como saber que a meta foi atingida. 

Isso é feito através da ponte ao futuro, onde captamos as sensações, imagens e sons. É muito importante esse objetivo ser estabelecido no positivo e uma vez estabelecido positivamente, uma mensagem é transmitida ao inconsciente afirmando ser possível realizar o que foi proposto.  Na visão da  PNL  possuímos todos os recursos que precisamos para efetuar as mudanças que queremos. 
IMPORTANTE: este processo de condicionamento é automático, fixe o objetivo e prossiga para o Passo 2.

2º passo:
Detectar o estado atual
Realizar a comparação entre o estado atual e o estado desejado, e somar os recursos necessários para a mudança. 

FÓRMULA DA TÉCNICA DE PNL

EA (estado atual) + R (recursos) = ED (estado desejado) 

Em determinados tratamentos torna-se desafiador dar os recursos necessários para o sujeito devido às interferências de pensamento do próprio sujeito. Sendo assim, torna-se necessário reconhecer essas interferências e trata-las separadamente. Na maioria das vezes esses comportamentos têm um ganho secundário muito significativo, como uma criança que finge estar doente para receber mais atenção do que receberia se em perfeito estado de saúde, e por esse ganho, preferem não se modificar.


Tipos de interferências 


O sujeito:
- não deseja a mudança;
- não sabe como vai proceder com a nova mudança, não sabe como vai agir com o novo comportamento;
- não se dá a chance de usar o que acabou de aprender.

É preciso querer mudar, saber como mudar e se dar à chance de mudar, sendo que, antes de qualquer coisa é preciso que o sujeito acredite que pode mudar.

Elementos da PNL essenciais no processo de mudança:


Fisiologia  no sentido físico. Criar uma imagem do estado desejado, é preciso que a pessoa esteja olhando para cima e a direita. Será muito mais fácil dessa imagem ser criada do que se esta pessoa estivesse olhando para baixo e para a esquerda. As interferências referentes à fisiologia podem ser minimizadas com esses pequenos detalhes.


Estratégias o meio para o sujeito organizar as imagens, sons e sensações a fim de determinar um comportamento padrão. É colocar na seqüência, em segmentação as formas de interpretação da pessoa em cada canal. Por exemplo: seu objetivo é falar com determinada pessoa através do telefone e para isso precisará ligar para o número do telefone desta pessoa obedecendo uma seqüência, caso use os mesmos números, porém em uma seqüência diferente , a chamada cairá em outro lugar, e você falará uma pessoa totalmente diferente da que você gostaria.


Congruência assumir o compromisso para a mudança, aceitação interna das partes conflitantes de que algo precisa ser mudado. É a integração entre partes, ação conjunta do consciente e do inconsciente. A incongruência ocorre quando uma das partes tem um bom ganho secundário, e pode ocorrer também entre o que se deve fazer e o que se deseja fazer.


Crenças e sistema de crenças  é esse sistema que motiva nosso comportamento. Comportamo-nos de acordo com o que nós acreditamos. Quando não se acredita que o objetivo pode ser atendido, o sujeito tem a expectativa do objetivo desejado, fica sem esperança (*). À expectativa da auto-eficácia, o sujeito acredita que o objetivo é possível, porém acredita que só é possível para o outro e não para si mesmo, sente-se desamparado.

 Desesperança e desamparo  =   a apatia.
e

ESPERANÇA =
a expectativa de um bem que se deseja e cuja realização se julga provável. 
Ela motiva outras boas virtudes. Ela nos trás fé e amor, se encontra em nosso coração, nos dá conforto a alma, a honra e a vida! 
Ela pode até remover montanhas, basta você querer!