PNL

A PNL é o estudo sistêmico da comunicação humana e de como criamos nosso mundo subjetivo com todas as suas dores e prazeres.
É tambem o estudo de talentos e qualidade, como organizações e indivíduos excelentes obtêm seus resultados excelentes. Os métodos podem ser ensinados a outros, para que eles tambem possam obter a mesma excelência.
A modelagem é a forma básica de aprendizado do ser humano. Quando criança, aprendemos reproduzindo os comportamentos dos nossos pais e isso é inerente do ser humano. Essas observações resultam em técnicas para melhor comunicação, mudança pessoal, aprendizagem mais rápida e consequentemente uma maneira melhor de usufruir a vida.
P = Programação, como sequenciamos nossas ações para alcançarmos metas;
N = A mente e como pensamos;
L= Linguística, como usamos a linguagem e como ela nos afeta.


O que a PNL faz?
Traz autodesenvolvimento e mudança. Você se torna a pessoa que realmente deseja ser!
Todo mundo tem todos os recursos de que necessita para mudar, ou então pode cria-los. No entanto, as pessoas frequentemente pensam que não possuem os recursos. Mas algumas pesquisas neurofisiológicas sugerem que as experiências que já tivemos estão armazenadas em algum lugar. A PNL considera que são armazenadas no inconsciente, e podem ser acessadas.

O que você quer?
Essa é a pergunta definittiva em PNL. Um resultado é o que você quer.
Ao determinarmos um resultado, nos tornamos conscientes da diferença entre o que temos e o que desejamos. A PNL analisa cuidadosamente determinadas condições que os tornam realistas, motivadores e alcançáveis.



BREVE HISTÓRIA DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA

Richard Bandler estudava matemática, computação e psicologia. Curioso sobre o sucesso de alguns terapeutas, resolveu estudá-los e descobriu que poderia alcançar resultados positivos similares com outras  pessoas repetindo totalmente seus padrões comportamentais de excelência. Essa descoberta foi a base para o início da Programação Neurolingüística, também conhecida como PNL (ANDREAS e FAULKNER.1995).
John Grinder era professor adjunto de lingüística e tinha uma grande capacidade para aprender línguas, adquirir sotaques e assimilar comportamentos, aprimorada na Força Especial do Exército Americano na Europa nos anos 60 e nos serviços de inteligência em operação na Europa. Tinha interesse pela psicologia que se alinhava com o objetivo básico da lingüística de revelar a gramática oculta do pensamento e da ação (O'CONNOR e SEYMOUR, 1995) 

Percebendo a afinidade de interesses, Richard Bandler e John Grinder decidiram se unir para combinar os respectivos conhecimentos de computação e lingüística e juntar com a habilidade para copiar comportamentos não-verbais com o intuito de desenvolver uma "linguagem de mudança" (ANDREAS e FAULKNER, 1995). Inicialmente, Bandler usou como modelo o psiquiatra alemão Fritz Perls, fundador da terapia Gestalt. Bandler e Grinder passaram a conduzir grupos imitando gestos e expressões verbais e não-verbais do doutor Perls. Sistematicamente, eles foram omitindo o que achavam ser comportamentos irrelevantes até descobrirem a essência de suas técnicas que o tornavam mais eficaz do que outros terapeutas. Deu-se início ao conhecido atualmente como Modelagem da Excelência Humana  (KNIGHT, 1997).
Ao observarem pessoas que sofriam de fobias, perceberam que elas pensavam no objeto de seu medo como se estivessem passando pela experiência novamente. Já as que haviam se recuperado, pensavam na experiência como se estivesse vendo acontecer com outra pessoa ou com ela mesma, de fora, observando. Com essa descoberta simples e profunda, Bandler e Grinder resolveram ensinar pessoas fóbicas a relembrarem a  experiência fóbica ou traumática como se observassem aquele fato acontecendo como se fosse com outra 13 pessoa à distância, fazendo com que suas sensações fóbicas fossem melhorando.
Eles haviam feito uma descoberta fundamental da PNL  (ANDREAS e FAULKNER, 1995).
A forma de pensar das pessoas a respeito de determinada coisa faz toda a diferença na maneira como elas irão vivenciá-la. Eles estudaram várias pessoas e procuraram a essência da mudança nos melhores mestres que puderam encontrar. Eles questionavam sobre o que deveria mudar primeiro, o que era mais importante mudar, e por onde seria mais importante começar.
Em virtude da sua crescente reputação, conseguiram  ser apresentados ao Doutor Milton H. Erickson, fundador da Sociedade Americana de Hipnose Clínica e reconhecido como o melhor hipnotizador do mundo (O'CONNOR e SEYMOUR, 1995).
Erickson foi atacado pela poliomielite aos dezoito  anos e passou mais de um ano deitado dentro de um pulmão de aço na cozinha de sua casa. Como era fascinado pelo comportamento humano, passava seus dias observando como as pessoas reagiam umas as outras, consciente e inconscientemente”  (ANDREAS e FAULKNER, 1995).
Ao conseguir sair do pulmão de aço, ele reaprendeu  a andar sozinho, observando sua irmãzinha dar os primeiros passos. Mais tarde, formou-se em Medicina e em Psicologia. Suas experiências anteriores o deixaram bastante sensível à sutil influência da linguagem e do comportamento, e o fizeram interessar-se pela hipnose, indo mais além da observação de pêndulos e das monótonas sugestões de sonolência. Mais tarde, ao perceber que seus pacientes entravam naturalmente em um estado semelhante a um transe ao lembrarem de certos pensamentos ou sensações, ele se tornou conhecido como o mestre da hipnose indireta, capaz de induzir um transe profundo apenas contando histórias (ANDREAS e FAULKNER, 1995).
Bandler e Grinder foram ao encontro do doutor Erickson em Phoenix, no Arizona, para aplicar suas técnicas de modelagem, recentemente desenvolvidas, ao trabalho do famoso hipnotizador. A combinação das técnicas de hipnotização do doutor Erickson e as técnicas de modelagem de Bandler e Grinder forneceram a base para uma explosão de novas técnicas terapêuticas que visava compreender e reproduzir a excelência humana.
Rapidamente, esta nova abordagem de comunicação e mudança começou a se espalhar oralmente por todo o país, onde até hoje mais de cem mil pessoas participaram de algum treinamento com PNL (O'CONNOR e SEYMOUR, 1995). 
Atualmente, a PNL é a essência de muitas abordagens para a comunicação e para a mudança, inserida nas áreas de desenvolvimento humano, vendas, recursos humanos, comunicação, dentre outras.