Dicas

Para eliminar crenças limitantes  

faça MEDITAÇÃO!


Nem sempre as crenças são positivas. As crenças limitantes, que começam com simples ideias de que não sou capaz de fazer alguma coisa, não vou conseguir, não tenho coragem, não sei fazer isso, não posso.. nos  impedem de ser feliz. A americana Natalie Reid, autora de A Física do Sucesso, utiliza meditações e visualizações para cancelar crenças limitantes e substituí-las por ideias mais construtivas.

Ela sugere cinco passos, e respectivas meditações, para cancelar uma crença ou criar outra mais benéfica. No primeiro deles, Natalie diz que é preciso assumir a responsabilidade do que acontece, pois a vida apenas reproduz o que nossa mente acredita; no segundo, ela aconselha investigar e eliminar nossa crença limitante; no terceiro, projetar e criar outra crença para substituí-la; no quarto, dar espaço para que ela possa se manifestar concretamente em vida e, por último, dar sentido e significação para a nova ideia.
A seguir sugestões de meditações, boa meditação e resignificação

Para diminuir a ansiedade:
1. Sente-se no chão com as pernas cruzadas, como na foto. O importante é que você fique tranquila. Se o seu corpo ficar calmo, sua mente também ficará.

2. Respire contando até 10. Assim, seus pensamentos se voltam para a respiração e você alivia o estresse diário.

3. Com a coluna ereta você pode respirar melhor. Além disso, sentar-se direito pode aumentar em até 40% o poder da sua mente.

4. Mantenha os olhos voltados para baixo. Isso irá ajudá-la a fugir dos problemas e livrar seus pensamentos do que a está preocupando.

5. Coloque uma mão em cima da outra, com as palmas para cimae os polegares unidos. Você ficará mais receptiva e aberta a energias positivas.

6. Quando ficar inquieta, volte a contar até 10. Ouça sua respiração. Assim, você acalma os pensamentos e esquece um pouco os problemas.

7. Para finalizar a meditação, una as mãos como se fosse rezar e ande lentamente em círculos. Isso ajuda a reforçar o foco nos seus objetivos imediatos.

Para acabar com a irritação:
Pense em uma situação estressante. Pode ser você parada no trânsito, atrasadíssima para uma entrevista de emprego (ou para uma sessão de cinema com um gatinho). A ansiedade vai subindo, subindo... Até que o coração dispara e a respiração fica curta e ofegante. Por que isso acontece? Porque possuímos um software para "sobrevivência em momentos de crise" que o cérebro "instala" sempre que identifica que o corpo está em uma situação de tensão ou perigo. Fazer você respirar rapidamente é uma de suas muitas estratégias de defesa - assim você coloca mais oxigênio para dentro do corpo e fica preparada para reagir.

Relaxa, relaxa!
Sabendo disso, você pode "reprogramar" esse software para conseguir se acalmar. Basta aprender a usar a respiração diafragmática - uma maneira de respirar mais profunda em que o oxigênio é absorvido mais lentamente. Ela faz o cérebro entender que é hora de sair do estado de alerta e então mandar mensagens para o corpo todo relaxar. Para respirar assim, é preciso soltar o abdômen durante a inspiração de modo que a barriga se encha de ar e o diafragma - músculo que fica na base dos pulmões - seja contraído. E murchar o abdômen na expiração para que o diafragma se expanda empurrando o ar para fora.

Barriga cheia
Quem quer treinar sozinha deve ficar em uma postura confortável (de pé, deitada ou sentada) e com a coluna ereta. Coloque uma mão sobre a barriga e outra sobre o peito e respire observando se a mão que está sobre a barriga se move mais do que aquela que está sobre o peito. Atenção: não é para inspirar com força como se quisesse sugar todo o ar que há em volta, mas fazer isso percebendo o percurso do ar até a região abaixo do umbigo. E depois expirar completamente antes de recomeçar o processo.

Concentrada no próprio umbigo
Exercícios de tai chi chuan também ajudam. O mais comum deve ser praticado de pé, de preferência ao amanhecer, com o corpo voltado para onde nasce o Sol. Abra as pernas na largura dos ombros. Mantenha uma postura ereta, mas com ombros e abdômen relaxados. Inspire lentamente levantando os braços (faça a respiração diafragmática, descrita acima) e expire ao mesmo tempo que os abaixa lentamente. Repita nove vezes. Em seguida junte os polegares e os indicadores formando um círculo ao redor do umbigo. Inspire lentamente se concentrando em sentir a energia nessa região e imaginando a descida dela por suas pernas até os pés. Expire e repita nove vezes.

Ritmo controlado  
Em situações cotidianas, a respiração não deve ser nem profunda (relaxante) nem superficial (agitadora). Siga estas dicas para que ela seja saudável:

Use só o nariz
O ar que entra pela boca também chega aos pulmões. Mas o nariz é o melhor equipamento que temos para essa função, pois aquece o ar e retém as partículas de sujeira.

Sem cinto apertado
O acessório comprime o abdômen e dificulta o uso do diafragma.

Postura, menina!
Ficar muito tempo sentada (principalmente se você tem a postura toda tortinha) dificulta a respiração. Tente manter a coluna ereta e se levante de vez em quando para se espreguiçar... e puxar um pouco mais de ar.

Abra a janela
Não respire somente o ar viciado em CO2 dos espaços fechados. É preciso deixá-lo circular pelo ambiente.

Fonte: MdeMulher Bem estar