'Síndrome do coração partido'

Pesquisa mostrou que as mulheres são sete vezes mais propensas a sofrer de infarto após passar por stress emocional quando comparadas aos homens As mulheres são as principais vítimas da 'síndrome do coração partido', doença que consiste em sintomas de um infarto do miocárdio e que pode ter causas emocionais, como o fim de um relacionamento, a perda de um ente querido ou qualquer situação que resulte em um stress súbito. É o que sugere uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apresentada durante o Congresso da Associação Americana do Coração, em Orlando, na Flórida.

Ilustração: Revista Veja

Ninguém sabe ao certo por que a síndrome ocorre. Uma hipótese sugere que o organismo da mulher sofre uma descarga maior de adrenalina que o do homem. Outra teoria afirma que os homens podem ter mais receptores de adrenalina nas células do coração do que as mulheres, diminuindo assim os danos pelo excesso da substância.

   Sabe-se que o estresse emocional ou físico pode provocar a síndrome do coração partido.
Ao receber uma notícia impactante, as pessoas sofrem com uma descarga de adrenalina e outros hormônios do stress, que sobrecarregam o coração e atrapalham o funcionamento.

Leia também: Como reduzir o estresse


O estudo foi realizado por Abhishek Deshmukh, da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos.
(fonte: revista Veja - Saúde)
(opnião do cardiologista: Antônio de Pádua Mansur)