Resolvendo conflitos com a PNL - POLARIDADES

O conflito é definido como “um estado de desarmonia entre pessoas, idéias ou interesses incompatíveis ou opostos.” Psicologicamente, o conflito é um luta mental, algumas vezes inconsciente, que resulta quando representações diferentes do mundo são mantidas em oposição ou exclusividade.
Os conflitos podem ocorrer tanto entre as nossas próprias partes internas (conflitos internos) como externamente com os outros (conflitos interpessoais). Internamente, os conflitos ocorrem entre partes diferentes da experiência humana e em muitos níveis.

Os conflitos, por exemplo, também podem ocorrer com relação aos comportamentos. Uma pessoa pode, por um lado querer assistir a um programa de televisão, mas por outro lado pode querer sair para fazer ginástica.
Os conflitos também podem ocorrer entre várias capacidades, como entre a criatividade e o protecionismo. Uma pessoa pode ter crenças ou valores conflitantes. O indivíduo pode acreditar que, por um lado é apropriado aprender matemática, mas não acredita que ele possa aprender. Isso irá conduzi-lo para uma luta com relação ao aprendizado de matemática.
Os conflitos no nível da identidade ocorrem muitas vezes com respeito ao papel que se deve exercer. Uma pessoa pode experimentar conflitos entre seus deveres como progenitor por um lado e como profissional pelo outro.

Freud afirmava:
As duas forças que entraram em oposição se encontram de novo no sintoma e se harmonizam por meio da conciliação contida na formação do sintoma. É por isto que o sintoma é capaz de tanta resistência; ele é sustentado pelos dois lados… É uma batalha entre duas forças em que uma teve sucesso entrando no nível da pré-consciência e da parte consciente da mente, enquanto a outra ficou confinada no nível inconsciente. É por isto que o conflito nunca pode ter um resultado final por um meio ou por outro…

Pode-se obter uma decisão efetiva somente quando as duas forças se enfrentarem no mesmo terreno. E, na minha opinião, essa é a única tarefa do tratamento. Integração dos conflitos.
A integração do conflito se refere ao procedimento pelo qual as repostas contraditórias ou incompatíveis, as “partes” ou processos cognitivos são classificadas e resolvidas.
A integração dos conflitos é uma das intervenções mais importantes da PNL e é essencial para a resolução de muitos problemas mentais, físicos e interpessoais. De acordo com Grinder e Bandler (A Estrutura da Magia Volume II, 1976), as etapas básicas da integração de conflitos incluem:

1. Identificar as incongruências do cliente percebendo as contradições nas mensagens verbais e não verbais.

2. Classificar as incongruências do cliente em polaridades por meio da classificação espacial, fantasia (símbolos), sistemas representacionais, interpretação de um papel ou das categorias de Satir (Acusador, Apaziguador, Congruente e Evasivo).

3. Integrar as incongruências do cliente – primeiro fazendo contato entre as polaridades, e depois alcançando uma metaposição da onde se reconciliam as polaridades de uma maneira nova. O processo de integração dos conflitos que foi incluído no A Estrutura da Magia Volume II é a identificação e reconhecimento das intenções positivas das duas partes envolvidas.

A PNL fornece muitas habilidades e ferramentas destinadas a tratar e resolver conflitos tanto internos como interpessoais. Isso inclui as técnicas de ressignificação, integração dos conflitos, alteração de posições perceptivas e muitas habilidades de comunicação fundamentais como o metamodelo, calibração e métodos de comunicação não verbais.
O processo de integração dos conflitos foi inicialmente desenvolvido para tratar conflitos internos dentro de um indivíduo, e também se tornou o fundamento para os modelos de negociação da PNL.

Referências: Resolvendo Conflitos com a PNL