O tamanho da coragem para diminuir o medo



VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

  • medo do sucesso;
  • medo do ridículo;
  • medo da rejeição;
  • medo do fracasso;
  • medo de dar errado;
  • medo de perder tempo e dinheiro;
  • medo do julgamento dos outros.

medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como emocionalmente. 

Pavor é a ênfase do medo.
O medo é provocado pelas reações físicas sendo iniciado com descarga de adrenalina no nosso corpo causando aceleração cardíaca e tremores. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.

Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

A técnica mais utilizada para tratar o medo é construir uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, encorajar a enfrentar o medo. E assim, gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma reaprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.

Para gerar então o encorajamento, o significado de coragem:


A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.·.

Coragem é a habilidade de confrontar o medo à dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. Pode ser dividida em "coragem física" e "coragem moral". O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante.


Gosto muito do trocadilho “nossa mente se chama mente porque mente!”.


Já pensou quantas coisas você já temeu e aconteceu?

Quantos dos medos pareciam ser reais?


O medo é uma construção da nossa mente, acredite!

A coragem transforma e diminui o medo. Existem várias técnicas e ferramentas que podemos utilizar.

A receita é dar um passo para trás, enfrentar o medo, ter coragem e dar dois passos adiante, respirar, planejar, agir, gerar ações transformadoras.

Assegure-se de todos os dias praticar o desafio de superar seus medos, ser corajosamente feliz!